Ane divulga carta à sociedade com propostas educacionais para o Plano Nacional de Recursos Hídricos

Até o mês de maio, o Ministério do Meio Ambiente está ouvindo propostas de instituições da sociedade civil para a atualização do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PRNH). Atuando nas políticas públicas sobre gestão da água e contando com articulação de diferentes parceiros, a Associação Águas do Nordeste (Ane) reuniu especialistas de entidades ambientalistas para elaborar ideias a serem sugeridas para o novo PNRH. O encontro foi realizado no dia 14 de abril na sede da Ane e o resultado está sendo divulgado agora por meio de uma carta aberta à sociedade.

O documento foi escrito pelas instituições participantes e coordenado por Wagner Aguiar, representante do Parlamento Nacional Juventude pelas Águas (PNJA – ABRH). A carta foca em quatro pontos, dentre os 14 possíveis na discussão pública sobre o PNRH, e destaca a importância de ações educacionais.

As propostas elaboradas pelo grupo pedem: maior participação da sociedade na gestão das águas, mais compartilhamento de informações sobre a quantidade e qualidade das águas brasileiras, mais recursos para instituições que atuam na conservação e recuperação dos recursos hídricos, e o desenvolvimento de soluções para situações de conflitos pelo uso da água em bacias hidrográficas.

A carta elaborada pelas instituições propõe ainda dois pontos de discussão que vão além das 14 prioridades do PNRH. O grupo pede que a pluralidade cultural, social e econômica do Brasil seja levada em conta na implantação de políticas hídricas, e o fortalecimento da educação ambiental formal e não formal.

Sobre o Plano – O Plano Nacional de Recursos Hídricos foi estabelecido, pelo Governo Federal, em 2006 e reúne orientações sobre a gestão das águas no Brasil. A primeira versão foi construída também em um processo de mobilização e participação social. Esta é a terceira atualização do documento, que será válido até 2020.

Carta à Sociedade – Educação na gestão e política de águas: prioridades educacionais para o PNRH 2016 – 2020

Plano Nacional de Recursos Hídricos

Siga a Ane no Facebook.

Acompanhe a Ane no Instagram.

Reunião PNRH

IMG_5886

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*