VIVEIRO FLORESTAL

A Ane mantém um viveiro florestal com diversas espécies de plantas da Mata Atlântica e da Caatinga. Este acervo ecológico está disponível para indivíduos, empresas e instituições interessadas na preservação da flora ou atuando em ações de plantio e reflorestamento. A ONG produz e cuida de mais de 100 tipos diferentes de plantas. Entre as nativas da Mata Atlântica estão disponíveis Ipê, Cedro, Craibeira e Massaranduba. Entre as frutíferas algumas das opções são, Cajá, Cajueiro e Pitombeira. Os preços das mudas são fornecidos sob consulta e variam em função do porte. A ação faz parte da missão da Ane de contribuir para o conhecimento, a conservação e a gestão das águas na Região Nordeste. A preservação da Mata Atlântica e o cuidado com os recursos hídricos estão interligados.

O principal objetivo da produção de mudas é a recuperação florestal, a compensação ambiental e a introdução de espécies nativas no paisagismo. Um exemplo é o caso de contrutoras que necessitam suprimir árvores para erguer uma edificação e devem compensar a ação com um plantio de um número superior de espécies nativas. Outro caso é o de empresas que querem replantar uma área e precisem de mudas e de assistência técnica para o serviço. O viveiro florestal é cadastrado no Ministério da Agricultura e está habilitado a fornecer mudas de qualidade, produzidas a partir da semente de árvores matrizes mapeadas e monitoradas pela entidade. As mudas são comercializadas a partir de 20 centímetros até mais de dois metros de altura.

O plantio das mudas é realizado com extremo cuidado e acontece em três etapas. O processo começa na sementeira, onde acontece a semeadura e a produção de plântulas, embriões vegetais que começam a desenvolver-se pelo ato da germinação. Em seguida, a muda já estabelecida segue para a área de crescimento sombreado, um local preparado para fornecer a quantidade certa de água, sol e sombra que a planta precisa para crescer. A terceira etapa é a área de crescimento e rusticidade. Neste estágio a plantinha já crescida é colocada em um ambiente semelhante ao que será submetida quando for para o plantio definitivo.

Toda produção do viveiro florestal da Ane é realizada de acordo com práticas sustentáveis e limpas. As sementes têm origem conhecida e são de biomas da região Nordeste. O adubo utilizado é natural e sem fertilizantes químicos (sintéticos). A irrigação é feita com água captada e bombeada de lençol freático, cuja recarga é mais rápida, além de não utilizar recursos da Compesa. O crescimento das mudas jovens acontece sob a sombra de copa das árvores, o que evita que estruturas físicas precisem ser construídas. O enrustecimento das mudas maiores, por sua vez, acontece em pleno sol e aproveita as áreas abertas já existentes no local, sem que tenha sido feito desmatamento.

Veja quais espécies estão disponíveis para compra no Viveiro Florestal 

Fale conosco para adquirir mudas:

(81) 3105-2307 ou envie uma mensagem

 

Viveiro Floretal