Palestras promovem reflexão sobre sustentabilidade e importância da UCN Sítio dos Pintos

Depois de concluir o ciclo teórico, os jovens que participam do Curso de Formação de Agentes Socioambientais da Unidade de Conservação da Natureza (UCN) Sítio dos Pintos estão colocando em prática o que aprenderam. Em parceria com escolas da região, os jovens e a equipe do Projeto realizaram a palestra Em busca da sustentabilidade nos dias 27 de março e 11 de abril, na Escola Estadual Lions de Parnamirim, no Recife. Cada atividade reuniu cerca de 30 alunos do 1º ano do Ensino Médio e gerou reflexões importantes sobre a sustentabilidade no nosso cotidiano. Há palestras agendadas para as escolas Municipais Sociólogo Gilberto Freyre e Mundo Esperança.

A discussão tem sido em torno da sustentabilidade e com foco para Sítio dos Pintos. De acordo com a agente socioambiental Sofia Moura Santos, de 21 anos, muitos alunos estão inseridos na área, mas não compreendem a importância de uma Unidade de Conservação. Muitos, inclusive, não sabem se portar em um espaço como esse e nem como podem minimizar problemas que afetam a comunidade. Durante as palestras os agentes socioambientais compartilham dados sobre a UCN, sobre o curso de formação de agentes socioambientais e o que faz um agente socioambiental, os princípios básicos do desenvolvimento sustentável, seus desafios, meio ambiente e impactos ambientais.

Para Sofia Santos, a experiência da palestra foi muito boa. “Apesar dos alunos estarem tratando esse tema em sala de aula, a maioria não tinha muita noção do que era sustentabilidade. A palestra foi bastante interessante e percebemos que alguma semente ficou plantada neles”, avaliou Sofia Santos. Durante a palestra, os alunos foram convidados a participar das ações do curso de formação de agentes socioambientais e receberam dicas para agir de forma sustentável no dia a dia, como se lembrar de apagar as luzes, cultivar plantas em casa, não deixe seus aparelhos em stand by, comprar alimentos orgânicos ou tampar as panelas enquanto cozinha.

Para os jovens realizadores, as palestras também tem um significado especial. “O curso como um todo é muito importante e, principalmente, a parte prática, porque é o primeiro passo, o plantio da semente e todos podem assumir essa responsabilidade e fazer a diferença”, pontuou Sofia Santos. Os integrantes do curso também estão se engajando em ações políticas como a criação de um Coletivo Jovem de Meio Ambiente e estão nas mídias sociais com os e criaram perfis do Coletivo Jovem de Sítio dos Pintos no Facebook e Instagram para movimentar as redes com informações sobre o curso e promover uma campanha fotográfica de valorização da UCN Sítio dos Pintos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*