Curso de Manejo de Animais Silvestres fortalece trabalho nas áreas de conservação ambiental

Os agentes populares ambientais participaram, nos dias 3 e 4, do Curso de Manejo de Animais Silvestres. A ação integra as atividades do Projeto Formação de Agentes Populares Ambientais da Estação Ecológica (Esec) de Caetés e foi realizada na sede da Esec e no Centro de Triagem de Animais Silvestres Tangara (Cetas Tangara). O Curso teve momentos teóricos e práticos e contou com a experiência da bióloga Tatiana Clericuzi, profissional do Cetas.

Durante o módulo teórico, os participantes do curso aprenderam sobre os tipos de animais e quais as possíveis formas de realizar o manejo de forma segura, tendo em vista sempre a segurança do animal e do agente. Em seguida, os participantes tiveram um momento prático, a hora mais esperada do curso. Para a Maria Fernanda do Nascimento, agente popular ambiental, foi uma sensação fora do normal, porque muitas vezes são espécies que você tem medo e receio e depois das explicações você consegue pegar sem ter insegurança. “Eu fiquei muito tranquila [ao realizar a prática] e maravilhada. Foi uma experiência nova”, declarou.

Em todos os momentos, os participantes foram avisados sobre a importância de estar devidamente equipados e de não realizar o manejo sozinhos, pois, em caso de algum acidente, é fundamental ter uma pessoa para pegar o animal e fazer o socorro da pessoa que por acaso venha a se ferir. O manejo de animais silvestres sozinho só deve ser feito em último caso.

De acordo com Maria Clara, agente popular ambiental, o curso foi um momento superimportante, pois a jovem mora uma área cercada de Mata Atlântica e é comum que animais entrem nas residências do entorno. “Essa capacitação nos ajuda a realizar o manejo correto e a realizar a locomoção do animal silvestre das residências de volta ao seu habitat natural”, explicou. Para Maria Clara, esse conhecimento não ajuda apenas a população local, mas também a equipe do Cetas que não precisa se deslocar até o local para fazer a soltura do animal em local seguro e possibilita uma diminuição da sobrecarga do Centro.

O Projeto Formação de Agentes Populares Ambientais é uma ação que integra as iniciativas do Termo de Colaboração nº 07/2017 (CPRH/Ane), que é financiado com recursos oriundos da Compensação Ambiental, desenvolvido pela Ane e realizado pela Esec Caetés, Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*