Agentes populares ambientais participam de Curso de Manejo de Animais Silvestres

O Projeto Formação de Agentes Populares Ambientais da Estação Ecológica (Esec) de Caetés inicia, hoje (3), o Curso de Manejo de Animais Silvestres. A ação segue até amanhã (4) e é direcionada aos agentes populares ambientais e às pessoas indicadas pelos parceiros do Projeto. A iniciativa é desenvolvida pela Associação Águas do Nordeste (Ane) e realizada pela Esec Caetés, Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas).

Os realizadores do curso vão respeitar todas as medidas de segurança sanitária, uma vez que ainda estamos em pandemia. Sendo assim, as aulas ocorrem em ambiente aberto e é obrigatório o uso de máscaras.

Dividido em momentos teóricos e práticos, o curso é ministrado pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres Tangara (Cetas Tangara) e acontece pela manhã e à tarde. Hoje, a bióloga Tatiana Clericuzi repassa aos agentes populares ambientais as referências teóricas sobre o manejo dos animais silvestres, a ecologia e a importância da parceria do Cetas com os agentes ambientais. Esse momento da atividade acontece na Esec Caetés.

No dia seguinte, as aulas acontecerão no Cetas, localizado no bairro da Guabiraba, no Recife, e, para aproveitar o momento de aula prática e respeitar o distanciamento social, os alunos serão divididos. O primeiro grupo terá aulas práticas no período da manhã e o segundo, à tarde.

De acordo com Renata Silva, coordenadora do Projeto, entender sobre as técnicas de manejo são essenciais para a formação dos agentes. A realização do Curso de Manejo de Animais Silvestres é um desejo dos agentes que foi revelado ainda nas oficinas de planejamento das atividades intervenções do projeto de formação, pois, por causa da proximidade da Unidade de Conservação com a área urbana de Caetés, é comum o aparecimento de animais silvestres nas casas e ruas. “Muitos moradores, por não saberem o que fazer, matam ou criam esses animais, o que não é recomendado. É preciso ter pessoas preparadas para orientar a população quanto à captura e destinação desses animais para o local adequado”, explicou Silva.

O Projeto Formação de Agentes Populares Ambientais é uma ação que integra as iniciativas do Termo de Colaboração nº 07/2017 (CPRH/Ane), que é financiado com recursos oriundos da Compensação Ambiental, desenvolvido pela Ane e realizado pela Esec Caetés, Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*