Abertas inscrições para Curso de Formação de Agentes Populares Ambientais da Estação Ecológica (ESEC) Caetés

A Associação Águas do Nordeste (ANE) abriu inscrições para o Curso de Formação de Agentes Populares Ambientais da Estação Ecológica (ESEC) – Caetés e os interessados devem preencher o formulário digital até o dia 27 de novembro.

A atividade é direcionada aos moradores do entorno da ESEC Caetés, membros do conselho gestor, lideranças comunitárias, educadores ambientais, estudantes, interessados na temática ou que têm relação com os municípios que abrigam a Estação (Paulista e Abreu e Lima). As vagas são limitadas.

O Curso busca contribuir com a construção de redes de apoio da Unidade de Conservação, envolver os atores sociais inseridos na vizinhança e no Território e com isso colaborar para processos de gestão participativa da Estação Ecológica (ESEC) – Caetés. A iniciativa compartilhará conhecimentos sobre temas importantes relativos às Áreas Protegidas (AP), como Unidades de Conservação; Floresta; Água, Resíduos Sólidos, Biodiversidade e Sustentabilidade.

De acordo com a Vice-presidente da Associação Águas do Nordeste e coordenadora do Projeto, Edneida Rabêlo Cavalcanti, trabalhar o tema da conservação é cada vez mais estratégico em um mundo em mudanças e repletos de incertezas, um mundo no qual os padrões climáticos vêm mudando e essas alterações mudam o comportamento da vida, das espécies de animais, das espécies plantas e de nós mesmos. “A conservação precisa estar no centro da agenda, não só da agenda ambiental, mas da agenda econômica e política também”, pontuou.

A comunidade de Caetés já tem um histórico de luta e envolvimento com a preservação da Estação Ecológica (ESEC) Caetés. Anos atrás, a área seria destinada para um aterro sanitário, mas a comunidade negou o projeto. Os moradores da região perceberam a importância de negar aquele empreendimento e que, consequentemente, derrubaria parte da Mata Atlântica. Como consequência, os vizinhos da área se uniram para ter a presença daquela área verde.

A oficina, inclusive, terá esse olhar mais específico para o Território. Segundo Edneida Cavalcanti, as temáticas e o material foram construídos a partir de conversas com atores sociais sobre a região, e, durante os dias de oficina, a proposta metodológica será olhar para o território e perceber conexões de como a Mata Atlântica consegue promover benefícios para os moradores, para o clima, para a fauna, para os recursos hídricos da região.
As aulas serão realizadas na Associação de Moradores Ceatés I, em Paulista, entre os dias 02 e 6 de dezembro, das 8h30 às 16h30. O Curso é gratuito, terá duração de 40 horas e terá direito a certificado. Como resultado do curso os agentes formados irão elaborar e realizar uma ação de intervenção para a melhoria da relação entre moradores e Estação Ecológica.

O Curso de Formação de Agentes Populares Ambientais da Estação Ecológica (ESEC) – Caetés é uma ação do Projeto homônimo desenvolvido no âmbito do Termo de Colaboração nº 07/2017 (CPRH/ANE) e financiado com recursos oriundos da Compensação Ambiental.





Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*