Sustentabilidade é tema de debate na Rádio Universitária

Você pratica a sustentabilidade em casa? Quer saber por onde começar?”. Na última sexta-feira, 16, o programa Conexão UFPE da Rádio Universitária FM quis “cutucar” o ouvinte e fazê-lo pensar sobre práticas ecológicas no dia a dia. Para aprofundar o tema, Fátima Xavier, diretora de gestão ambiental da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ricardo Braga, presidente da Ane, e Maurício Guerra, secretário executivo de sustentabilidade do Recife, participaram do debate.

Clique aqui para um vídeo de toda a conversa.

A separação do lixo e a economia de recursos foi um dos pontos levantados pelos entrevistados como essenciais e que devem ser adotados em todas as casas. “Estas práticas, quando internalizadas, se tornam hábitos. Sentimos até um incômodo se não cumprimos”, comentou Ricardo Braga. Ele aproveitou para falar de como é vital usar a água com sabedoria argumentando que o uso médio do brasileiro é de 220 litros por dia, quando a Organização das Nações Unidas pede que este uso seja reduzido para 100. “No semiárido, este número cai para 70 litros por dia e na época da escassez, chega a apenas 5, isso quando tem água!”, alertou.

img_20160916_133710

Maurício Guerra, enumerou as ações da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife para manter a cidade limpa e ajudar os cidadãos a descartarem o lixo de forma correta. Ele citou as diferentes alternativas disponíveis, como os ecopontos, para depósito de material reciclável, as ecoestações, para onde devem ser levados objetos maiores como móveis sem uso, e os econúcleos, que recebem lixo eletrônico e realizam atividades educativas.

À frente de uma série de ações de sustentabilidade na UFPE, Fátima Xavier apresentou as frentes abertas para tornar o campus um local mais sustentável e parceiro da comunidade. Entre as atividades está o descarte correto de materiais usados nos laboratórios da universidade, o programa de coleta seletiva solidária, que estimula e dá condições de professores, alunos e funcionários fazerem a reciclagem do lixo, e o manejo do óleo de cozinha usado nos restaurantes do campus, pela comunidade do entorno ou dos alunos que trouxerem o material de casa.

Quando o debate se ampliou para ações de impacto em toda a cidade, Braga lembrou a importância de cuidarmos dos nossos rios. “Se pedirmos para qualquer morador descrever o Recife em cinco palavras, uma delas será ‘Capibaribe’. Há uma disposição em dar um destino mais nobre ao rio. Temos ações como a do Parque Capibaribe, da Prefeitura com a UFPE pelo INCITI para sua valorização. É um trabalho de mudar a cultura e repensar como lidamos com as populações mais pobres que ainda não têm acesso a alternativas corretas de coleta de lixo”.

Os três especialistas também destacaram o plantio de árvore como ação importante para preservar a água e amenizar o clima na cidade. Fátima lembrou o extensivo trabalho com mudas na UFPE, especialmente na ocasião do aniversário de 70 anos da instituição. Guerra elogiou o viveiro florestal mantido pela Ane e detalhou o trabalho de arborização feito no Recife pela Secretaria de Meio Ambiente.

Reciclar, economizar, utilizar as ferramentas disponibilizadas pelo poder público, cuidar do entorno e cobrar ações são caminhos viáveis para o cidadão que quiser contribuir para a sustentabilidade do Recife.

Conexão UFPE – O programa é uma produção da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco e vai ao ar todas as sextas-feiras, das 13h às 14h, na Rádio Universitária FM 99,9. Os interessados podem participar dos debates enviando perguntas para o email programaconexaoufpe@gmail.com ou pelo telefone (81) 3879.5549. O segmento traz, toda semana, discussões nas áreas de saúde, educação, ciência, meio ambiente, cidadania e urbanismo. A apresentação é de Anderson Lima, com produção de Jéssica Rodrigues, Josimar Correia, Raquel Ramos e Carlos Henrique. O técnico de som é Marco Antônio.

 

Siga a  Ane no Facebook.

Acompanhe a Ane no Instagram.

Assine nosso canal do YouTube.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*