Rodas de Conversa Ambiental marcam mês das mulheres na UCN Sítio dos Pintos

Roda

Conversar com mulheres moradoras da UCN Sítio dos Pintos acerca de temas ambientais relacionados ao seu cotidiano na UCN e assim envolve-las no reconhecimento e valorização do lugar onde vivem. Esta foi a proposta das Rodas de Conversa realizadas nos dias 23 e 28 de março nas comunidades de Sítio dos Pintos e Córrego da Fortuna respectivamente.

A primeira roda de conversa ocorreu na Escola Municipal Mundo Esperança e teve como tema: “Mulher e meio ambiente: a importância da mulher na conservação ambiental”, o diálogo foi mediado pela Educadora Edneida Cavalcanti (FUNDAJ/ANE) e, a partir de uma oficina de fuxico, as mulheres puderam conversar sobre suas memórias afetivas com a água e a importância deste recurso para a vida na comunidade. A roda foi feita em parceria com o grupo de Mulheres de Sítio dos Pintos, Dona Tereza, uma das líderes do grupo, contou que o encontro foi muito importante por permitir a troca de saberes entre as mulheres e aproxima-las na discussão de um tema ambiental tão importante que é a água.

Mulheres participando da Oficina de Fuxico
Grupo exibindo os fuxicos produzidos.

A segunda roda de conversa aconteceu na academia da comunidade de Córrego da Fortuna e contou também com a presença do público masculino. O tema discutido foi: “Saúde e meio ambiente: a qualidade ambiental para o bem-estar físico e emocional”, a mediação ficou por conta da Educadora Carmen Farias (UFRPE/ANE) que, a partir das fotos da UCN Sítio dos Pintos, conversou com as mulheres sobre os aspectos positivos e negativos da vida na comunidade. Questões como a vegetação e o clima do local foram destacados como positivos e o lixo apareceu como ponto negativo para a qualidade de vida dos moradores. Para Dilson, presidente da Associação de Moradores de Córrego da Fortuna, a iniciativa foi um importante momento para reunir moradores e falar sobre a UCN Sítio dos Pintos pois muitos ali não tinha conhecimento que parte de Córrego da Fortuna é uma unidade de conservação da natureza.

Exposição das fotografias da UCN Sítio dos Pintos.
Dinâmica durante a Roda de Conversa

As rodas de conversa fazem parte das ações do projeto Educação ambiental e mobilização social para o plano de manejo da UCN Sítio dos Pintos, desenvolvido pela ANE e fomentado pela Prefeitura da Cidade do Recife através do Fundo Municipal de Meio Ambiente. Ações como estas visam formar e difundir informações entre os moradores acerca da conservação ambiental da UCN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*