Resultados de programa para conservação de água no semiárido são apresentados à Petrobras

Cláudia Lapenda, gestora do programa Petrobras Socioambiental, visitou a sede da Associação Águas do Nordeste (Ane) e a Fazenda Fieza, em Santa Cruz do Capibaribe, para conhecer os resultados do projeto Águas de Areias, realizado pela Ane com recursos da iniciativa da Petrobras. As reuniões aconteceram nos dias 27 e 28 de julho, e contaram com a participação de diversos profissionais, de diferentes áreas, que compunham a equipe do projeto.

A representante da Petrobras atestou que a Ane cumpriu as exigências da patrocinadora integralmente e que a ação gerou resultados relevantes para a população atendida. Além da vivência do que o Águas de Areias representa, Lapenda levou de volta exemplares de todos os materiais didáticos produzidos durante o projeto. São livros, cartilhas, álbuns e jogos voltados para educação ambiental de jovens e crianças.

Cláudia Lapenda, gestora do programa Petrobras Socioambiental, e Ricardo Braga, presidente da Ane

Cláudia Lapenda, gestora do programa Petrobras Socioambiental, e Ricardo Braga, presidente da Ane

As águas de aluvião, ou as águas de areias, são aquelas encontradas no solo dos leitos secos de rios intermitentes. O uso sustentável deste recurso é essencial para as populações do Semiárido brasileiro pois, garantem o abastecimento nos períodos de estiagem. Neste cenário, os objetivos do Águas de Areias são gerar e compartilhar informações sobre como captar e conservar essa água e criar uma rede de integração de conhecimento sobre o tema com atores locais.

Nos dois anos e meio que atuou dentro do patrocínio da Petrobrás, o Águas de Areias conseguiu cumprir essas duas metas. A Rede de Sustentabilidade Hídrica foi formada com integrantes de ONGs, escolas, moradores das regiões ribeirinhas entre outros, com a missão de multiplicar informações. Junto com a população local, os profissionais do projeto construíram 20 cacimbões, garantindo o acesso sustentável à água para dezenas de famílias.

O Programa Petrobras Socioambiental foi lançado em 2013 reunindo ações anteriores da empresa. A iniciativa atua articulando iniciativas que contribuem para criar soluções e oferecer alternativas com potencial transformador e que estejam em sinergia com as políticas públicas brasileiras.

VisitaPetrobras

Baixe o material paradidático do projeto.

Saiba tudo sobre o projeto Águas de Areias.

Siga a Ane no Facebook.

Acompanhe a Ane no Instagram.

Assine nosso canal do YouTube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*