Protótipo do Jogo Trem Guardião das Águas é apresentado à CPRH

A Associação das Águas do Nordeste (ANE) completou mais uma etapa do Projeto Material Didático Contextualizado e apresentou à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) o primeiro protótipo do jogo educativo. A reunião foi realizada, nesta terça-feira (14),na sede do órgão estadual, no bairro de Casa Forte, no Recife, e contou com a participação de representantes das áreas de gestão e educação ambiental das duas instituições.

O material paradidático, destinado à educação do público infanto-juvenil, tem como objetivo proporcionar conhecimentos sobre unidades de conservação e mananciais hídricos. O jogo educativo consiste em dois elementos: um caderno de passatempos educativos e uma cartilha informativa acompanhada do jogo Trem Guardião das Águas. Nesse game, o tabuleiro retrata o mapa de Pernambuco. A “brincadeira” começa no Sertão, desemboca na Zona da Mata Sul e consiste em percorrer, através da linha férrea, 22 estações de trem nas quais os participantes devem responder perguntas sobre Unidades de Conservação, Biomas das localidades e recursos hídricos do estado. A cada resposta correta, um jogador ganha o direito de proteger aquela estação e vence o jogo quem acertar mais respostas, tornando-se assim o Guardião das Águas.

Para Thiago Soares, gestor do Termo de Colaboração, a reunião foi muito positiva e efetiva, uma vez que é a concretização dos debates sobre quais Unidades de Conservação e pontos importantes entrariam na elaboração do jogo. “A Equipe entrega hoje o protótipo e com essa apresentação podemos ver que os anseios anteriores elencados pela equipe já foram previamente atendidos, além de ter um embasamento teórico muito bom”, considerou Soares.

Durante a reunião, alguns ajustes gráficos foram destacados pela equipe da CPRH e serão incorporados ao Projeto. A Agência fará ainda uma avaliação minuciosa do conteúdo, que contará com o apoio das suas equipes de Recursos Hídricos, Unidades de Conservação e Educação Ambiental. A previsão é que essa etapa da ação seja cumprida até outubro.

O Projeto Trem Guardião das Águas está previsto para ser lançado ainda neste semestre e é uma realização da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), é desenvolvido pela Associação das Águas do Nordeste (ANE), com recursos do Fundo Estadual de Compensação Ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*