Promoção da APA de Guadalupe e interação com comunidade marcam abertura de Exposição

A Exposição Fotográfica Itinerante Desvendando a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guadalupe foi lançada, nessa segunda-feira (7), no Shopping Sirinhaém, no Litoral Sul. A ação, realizada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e desenvolvida pela Associação Águas do Nordeste (ANE), é uma oportunidade de democratizar ações culturais para os moradores do Litoral Sul e divulgar a APA de Guadalupe dentro da região.

A exposição é composta por 40 imagens produzidas por jovens estudantes da rede estadual de ensino e fotógrafos profissionais. Agrupadas por temas, as capturas têm um pouco de tudo: praias, manguezais, a vegetação, os animais, a relação do homem com a natureza, o colorido e a atividade econômica gerada na localidade. Tudo ganhou o olhar curioso dos jovens. Para a jovem fotógrafa, Maria Eduarda, o curso de fotografia foi uma iniciativa importante porque fez com que ela se aproximasse da natureza e a valorizasse “Eu não conhecia a Rebio Saltinho e graças ao curso eu tive o privilégio de conhecer. Foi nesse local que descobri gostar da calma, da tranquilidade que a natureza proporciona. Hoje eu estou muito mais ligada à natureza e gosta de interagir com ela”, revelou Eduarda, de 18 anos.

A exposição está montada no saguão do Shopping e também conta com sonorização ecológica. De acordo com o Coordenador do projeto, Bruno Carneval, esse recurso visa reproduzir a atmosfera vivenciada na APA de Guadalupe e estimular a percepção ambiental nos visitantes possam vivenciar o clima da APA de Guadalupe.

Para Carlos Silva coordenador da APA, a iniciativa envolve os jovens em torno da preservação ambiental, que multiplicam as informações para amigos e familiares. “Eu fico muito feliz com a exposição porque podemos ver os jovens envolvidos, a população interagindo e nós conseguimos, por meio dos jovens, fazer a promoção da APA”, contou Carlos Silva.

Para Maricelha da Conceição, a Exposição é motivo de orgulho. A moradora de Tamandaré é mãe da jovem fotógrafa Maria Eduarda e viu com bons olhos o envolvimento da filha com o curso. “Ela chegava em casa e passava empolgada as informações sobre a natureza, o curso, sobre fotografia. Ela quis até fazer um outro curso de fotografia. Ela me enche de orgulho”, revelou a mãe que visitava a exposição com outros familiares.

Orgulho é o que não falta nessa exposição. Quem for visitar a Exposição, poderá encontrar os jovens fotógrafos atuando como monitores. A estudante Islaine Thaís estará presente em duas etapas da exposição e conta com felicidade cada história atrás de cada instante perfeito retratado pelos jovens para capturar imagens dos caranguejos, da Praia da Pedra, em Rio Formso, ou sobre as técnicas fotográficas.

A jovem Islaine Thaís pretende levar todos os ensinamentos a diante. “Eu já queria fazer faculdade para me tornar bióloga e o curso me possibilitou conhecer a gestão ambiental. Foi muito bom, me interessei. Aliar tudo isso à fotografia será maravilhoso”, projetou. A Exposição Fotografia Itinerante Desvendando a APA da Guadalupe ficará no Shopping de Sirinhaém até o dia 13 de janeiro, das 9h às 17h. Já na Escola Municipal Leonel Nilo, em Barra de Sirinhaém, a exposição estará disponível de 14 a 18 de janeiro, das 9h às 17h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*