Projeto Desvendando a APA de Guadalupe realiza exposição fotográfica

Um grupo de 27 jovens lançará, nesta segunda-feira (7), a Exposição Fotográfica Itinerante Desvendando a APA de Guadalupe. A primeira semana da Exposição será feita no Shopping Sirinhaém, no Litoral Sul, e ficará disponível até o dia 11 de janeiro, das 9h às 17h. Itinerante, a Exposição passará ainda por outros municípios da microrregião, pelo Recife e terminará em março no município de Tamandaré.

O trabalho artístico é resultado do curso homônimo de fotografia que – assim como a Exposição e o Projeto de educação ambiental – foram realizado pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e desenvolvido pela Associação Águas do Nordeste (ANE). A Exposição terá 40 imagens nos formatos 50 e 80 cm. Dessas, 27 foram produzidas pelos jovens-fotógrafos que estudam em escolas públicas na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guadalupe, no Litoral Sul. Cada estudante-integrante do Projeto apresentará uma imagem de sua autoria. As outras 13 imagens foram produzidas pelos fotógrafos orientadores Synara Dantas e Arnaldo Vitorino.

Projeto – O Projeto de educação ambiental Desvendando a APA de Guadalupe utilizou a fotografia como ferramenta de reflexão sobre a APA de Guadalupe. O curso desenvolveu habilidades em relação ao protagonismo juvenil, território e a relação com a educação ambiental e a gestão de recursos ambientais nas Unidades de Conservação através da oficina de Protagonismo Juvenil, Cidadania e Sensibilização Socioambiental; e de Desenvolvimento de Habilidades Fotográficas.

A iniciativa buscou orientar e sensibilizar os jovens sobre o olhar e a técnica fotográfica e utilizou como ferramentas a educação ambiental e a preservação do meio ambiente na microrregião e na APA de Guadalupe. Depois de entender um pouco melhor sobre o meio ambiente e sobre as técnicas fotográficas, os estudantes fizeram diversas saídas fotográficas na APA de Guadalupe. O resultado dessa incursão possibilitou a captura de imagens de manguezais, rios, praias, recifes e da floresta de Mata Atlântica repleta de biodiversidade.

Tudo, porém, ganhou o olhar de quem está redescobrindo uma área que há pouco tempo não era reconhecida como rica e fundamental para a preservação do ecossistema. Esse novo olhar a cerca da microrregião pode ser conferida através das cores ou nos ângulos de cada fotografia.

APA de Guadalupe – A APA de Guadalupe está localizada no Litoral Sul e abrange partes dos municípios de Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré e Barreiros. Sua população local pratica atividades agrícolas, a pesca tradicional e a cata de crustáceos em uma área de 44 mil hectares, além de dar suporte a atividades de turismo. A APA de Guadalupe se sobrepõe a outras três Unidades de Conservação (UC), o Parque Natural Municipal do Forte de Tamandaré (UC Municipal); a Reserva Biológica Saltinho-REBIO e a APA Costa dos Corais-APACC (UC Federais), reservando-se o Parque Natural e a REBIO à proteção integral dos recursos naturais, e a APACC à utilização direta de seus recursos.

SERVIÇO:
Lançamento da Exposição Fotográfica Itinerante Desvendando a APA de Guadalupe
Quando? Segunda-feira, dia 7 de janeiro. Das 9h às 17h.
Onde? Shopping Sirinhaém. R. Marquês de Olinda, 79 – Centro, Sirinhaém – PE

SEMANA 1
07 a 11 de janeiro – das 9h às 17h.
Shopping Sirinhaém – Sirinhaém

SEMANA 2
14 a 18 de janeiro – das 9h às 17h
Escola Municipal Leonel Nilo – Barra de Sirinhaém – Sirinhaém

SEMANA 3
21 a 25 de janeiro – das 9h às 17h
Comunidade Quilombola do Engenho Siqueira – Rio Formoso

SEMANA 4
28 de janeiro a 01 de fevereiro – das 9h às 17h
Mercado das Artes-Centro – Rio Formoso

SEMANA 5
04 a 08 de fevereiro – das 9h às 17h
Shopping Costa Dourada – Cabo de Santo Agostinho

SEMANA 6
11 a 15 de fevereiro – das 9h às 17h
Centro Escoteiro de Educação Ambiental – Barreiros

SEMANA 7
18 a 22 de fevereiro – das 9h às 17h
IFPE – Campus Barreiros

SEMANA 8 
25 de fevereiro a 01 de março – das 9h às 17h
Sede da CPRH – Recife – Rua de Santana, 367, Casa Forte Recife – PE

SEMANA 9
11 a 15 de março – das 9h às 17h
Forte de Tamandaré – Tamandaré

SEMANA 10
18 a 22 de março – das 9h às 17h
Sede da APA de Guadalupe – Tamandaré

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*