Apresentação

As águas de areias são entendidas como aquelas que se encontram no solo arenoso das aluviões, de leitos secos dos rios intermitentes do semiárido brasileiro. Elas funcionam como cisternas naturais, armazenando a água no curto período chuvoso, justamente quando o rio passa a ser caudaloso. Garantem o abastecimento de famílias, povoados e até de cidades, nesses períodos críticos de estiagem, particularmente quando as águas dos açudes, barreiros e cisternas, implantadas pelo governo federal através da articulação do semiárido (ASA), estão esgotadas.

Desta forma, existem muitas razões objetivas que justificam este projeto: a escassez de águas no semiárido, a disponibilidade hídrica nas aluviões, o risco gerado pela exploração de areia e a necessidade da governança para garantir a sustentabilidade hídrica.

Portanto, gerar e compartilhar informações tecnológicas para melhor conservar e captar essas águas, criar uma rede de integração de saberes e de tomadas de decisão que inclua outros atores sociais além deles mesmos e subsidiar as proposições de políticas que considerem a sustentabilidade hídrica local, são a base deste projeto.

Assim, o projeto Águas de Areias foi selecionado na Seleção Pública de Projetos 2012 do Programa Petrobras Ambiental e vem simultaneamente ajudar as autoridades estaduais a definirem uma Política para a gestão das aluviões no semiárido pernambucano e contribuir para a mobilização e organização dos agricultores e da sociedade local, para a governança e a sustentabilidade hídrica em região de alta vulnerabilidade, por escassez de água.