Projeto Águas de Areias promove oficinas em defesa do Capibaribe

Equipe do Projeto reunida em Poço da Lama, zona rural de Santa Cruz do Capibaribe.

Eventos reuniram líderes locais que irão formar rede de sustentabilidade hídrica na região do semiárido.

Imagine formar uma rede de líderes que vivem na região do Alto Capibaribe para promover a sustentabilidade do rio no semiárido pernambucano. Pois foi esse o mote das duas oficinas que aconteceram nos dias 13 e 14 de março, em Santa Cruz do Capibaribe (Agreste de Pernambuco), por ação do projeto Águas de Areias _ que tem patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras Ambiental.

Envolvendo os municípios de Poção, Jataúba, Brejo da Madre de Deus e Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano, o Águas de Areias é realizado pela Associação Águas do Nordeste (ANE), ong com sede no Recife, que o concebeu para atuar na recuperação e gestão compartilhada das chamadas águas de aluvião: aquelas encontradas no solo de leito seco dos rios intermitentes (que secam periodicamente ao longo do ano) do semiárido brasileiro.

Para isso, o projeto tem, entre suas atividades, a promoção das Oficinas Preparatórias da Rede de Sustentabilidade Hídrica, que reúnem pessoas identificadas como líderes e representantes de instituições locais nos municípios atendidos.

Nos dias 13 e 14, um total de 70 participantes, entre representantes de governos municipais, sindicatos, associações, escolas e outras instituições tiveram tiveram a oportunidade de discutir durante todo todo o dia a formação de uma rede de articulação e mobilização social no Alto Capibaribe, com atenção aos usos e conservação da água. Facilitados e coordenados por técnicos da ANE, os encontros aconteceram na sede do Águas de Areias, que fica no Km 20 da PE-160, em Poço da Lama, zona rural de Santa Cruz do Capibaribe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*