Apresentação

O Programa Capivara de Educação Socioambiental na Bacia do Capibaribe é uma ação de extensão coordenada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Capibaribe (COBH Capibaribe), com atuação junto a escolas e organizações não-governamentais.

Este é um programa que integra pesquisa, ensino e extensão e visa contribuir com a gestão dos recursos hídricos por meio de ações, projetos e campanhas de educação socioambiental que estimulem a consciência cidadã e a mobilização socioambiental na bacia do Capibaribe. . O rio Capibaribe possui cerca de 270 Km de extensão e nasce em Poção, atravessa o território de 42 municípios até desembocar no Porto do Recife. A sua área de drenagem é de 7.438 Km2, correspondendo a cerca de 8% do estado de Pernambuco.

No Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife, o rio banha 27 núcleos urbanos. Por isso recebe forte carga de esgotos domésticos e de lixo, o que exige educação e mobilização social pelo resgate da qualidade das suas águas. Além das fontes domésticas, o rio e seus afluentes ainda recebem despejos de indústrias e de agrotóxicos, sobretudo do cultivo da cana de açúcar e de hortaliças.

apres-capivara