Apresentação

O Nascente Viva dá sequência à lógica implementada no projeto Recuperação e Conservação de Matas Ciliares e de Nascentes na Bacia do Capibaribe, desenvolvido pela mesma equipe e patrocinado pelo Fehidro, tendo sido executado pela SNE. As lições aprendidas no projeto anterior e a experiência acumulada pelos membros participantes permitem assegurar que o desempenho nesta nova etapa será ainda melhor, ampliando inclusive a abordagem temática e espacial.

A intenção é consolidar as experiências adquiridas na sub-bacia do Natuba, sistematizando as técnicas e métodos utilizados e ampliando-as para as nascentes no Alto Capibaribe, em Taquaritinga do Norte. Esta expansão geográfica faz com que o modelo de conservação e uso sustentado de nascentes seja também testado no bioma Caatinga, em situação de pequenas propriedades, mas que não pertencem a assentamentos rurais.

A opção assumida pelo projeto Nascente Viva aponta também para a efetiva contribuição ao aperfeiçoamento de políticas públicas referentes ao uso de nascentes para abastecimento de populações rurais difusas.

apres-nascente-viva