300 mudas são doadas para o reflorestamento da bacia do Rio Capibaribe

300 mudas de 15 espécies serão doadas a 6 municípios de PE

Cajá, Ipê, Pitomba e Salgueiro são algumas das 15 espécies de mudas nativas da Mata Atlântica doadas pela Associação Águas do Nordeste (ANE) ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe (COBH Capibaribe). A ação vem para apoiar o Contador de Árvores, campanha lançada pela COBH em fevereiro e que busca o plantio de 100 mil mudas esse ano, incentivando o reflorestamento das áreas da bacia. A entrega de 300 mudas será feita até o dia 22, marcando o dia e a semana Mundial da Água.

Entrega de mudas para a prefeitura de Limoeiro: ipê amarelo e branco, babatenon, jenipapo e trapiá.

“Esta doação da ANE amplia a sinergia entre as instituições e garante ações de sensibilização e engajamento pelo Rio Capibaribe em seis municípios de Pernambuco”, comenta o presidente do COBH Capibaribe, Alexandre Ramos. As mudas doadas pela ANE, que também é integrante do Comitê, serão divididas em seis lotes e distribuídas para alguns dos municípios cortados pelo rio: São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão, Paudalho, Limoeiro, Surubim e Toritama.

Cabe ao poder público das cidades contempladas garantir o plantio adequado das plantas doadas para o reflorestamento. Espera-se que cada município consiga plantar 2.380 árvores durante o período da campanha. As 50 mudas que receberão, já é o incentivo inicial para garantir a relação entre floresta e água para a sustentabilidade da bacia do Rio Capibaribe.

Segundo o biólogo e presidente da ANE, Ricardo Braga, um rio saudável depende também da saúde do território em seu entorno. “A floresta em pé proporciona melhor infiltração da água para a garantia dos mananciais hídricos, tanto superficiais como subterrâneos. Ao mesmo tempo, a própria floresta inibe o uso do solo para atividades degradantes. Quanto mais floresta na bacia do Capibaribe, maior a chance de termos uma bacia hidrográfica ambientalmente conservada”.

1 Comentário
  1. 6 anos ago
    Edson Piaba

    Parabéns amigos, conheço a abnegação de vocês em Recursos Hídricos e meio ambiente!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*