Livro “conversa” sobre a ecologia no cotidiano

Durante alguns anos, Ricardo Braga, presidente da Ane, escreveu uma coluna periódica no Portal NE10. O espaço, além de abrigar as crônicas do autor, serviu também como plataforma de conversa com os leitores sobre o tema principal das postagens: meio ambiente. Papo vai, papo vem, mais de 90  crônicas foram produzidas. E o material está (quase) todo reunido no livro Ecologia do Cotidiano.

A publicação está dividida em duas partes. Na primeira, chamada “ecologia e sociedade”, Braga discute questões ambientais como poluição, escassez de água, preservação das nascentes, biodiversidade, entre outros. Na crônica Florestas Urbanas, por exemplo, o autor defende da integração dos restos da Mata Atlântica nas paisagens da cidade, de forma que desenvolvimento e preservação caminhem juntos. Em Valha-me, Santa Catarina, ele fala da prevenção de tragédias em desastres naturais pela ocupação correta dos espaços.

img_20160926_152438

A segunda parte do livro chama-se “livre pensar” e reúne ideias e reflexões. Braga conta sobre sua infância para se perguntar como as crianças convivem com a natureza hoje, na crônica A Vida no Canto do Muro. E em O Jogo do Ganha-Ganha, divaga na ideia de que a relação entre a economia e meio ambiente pode acontecer sem perdedores. A sabedoria das tartarugas, os chamados “ecochatos” e a beleza da palavra Anavilhanas (assim como do arquipélago que batiza) são outros dos temas abordados. Sempre com o intuito de provocar, de forma leve, um questionamento.

A Ecologia do Cotidiano é um produto da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e pode ser comprado no site da Cepe e da Livraria Cultura. Ricardo Braga escreveu a coluna Foco Ambiental no NE10 de 2007 a 2010. O livro com coletânea das colunas foi publicado em 2014.

 

Siga a  Ane no Facebook.

Acompanhe a Ane no Instagram.

Assine nosso canal do YouTube.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*