Líderes comunitários e moradores discutem disposição do lixo no Sítio dos Pintos

No último dia 22, quando se comemora do Dia Mundial da Água, a Associação Águas do Nordeste (Ane) participou de uma discussão sobre disposição do lixo no Sítio dos Pintos. O encontro foi organizado por lideranças do bairro e contou com apoio da Ane além da contribuição da Secretaria de Saúde do Recife e Parlamento da Juventude pelas Águas. O objetivo foi conversar com os moradores sobre formas de reduzir o acúmulo de detritos na região e combater o mosquito Aedes aegypti.

A associação de moradores do Sítio dos Pintos, o grupo de mulheres do bairro e outras lideranças comunitárias capitanearam as discussões, que foram realizadas na Escola Municipal Mundo Esperança. Wagner Aguiar, integrante do Parlamento das Águas e também participante da Ane, mora no bairro muitos anos e conhece bem os locais onde o lixo se acumula. Ele levou um levantamento destes pontos críticos para a reunião e levantou algumas perguntas para ajudar a comunidade a buscar soluções. Lara Hazin, gerente do Distrito Sanitário 3 da Secretaria de Saúde do Recife, e Adriana Toledo, vice diretora da escola Mundo Esperança, contribuíram com as discussões mostrando como as instituições que elas representam poderiam participar e ajudar a resolver o problema.

Ricardo Braga, presidente da Ane, somou às discussões estimulando os moradores a assumirem o protagonismo das ações de limpeza do bairro, indicando formas de lidar com o lixo e colocando a Ane à disposição dos movimentos comunitário. A sede da Ane fica na Rua do Afeto no Sítio dos Pintos e muitos dos funcionários e voluntários da ONG são moradores do entorno.

As ideias discutidas e ações propostas levantadas serão encaminhadas pelos moradores e levadas aos órgãos responsáveis. O grupo marcou encontros subsequentes para acompanhar o andamento das iniciativas e dar continuidade aos cuidados com o bairro.

Encontro Dia da Água

Acompanhe as notícias da Ane também no Facebook e Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*