Agentes populares ambientais inauguram obra de qualificação na Estação Ecológica Caetés

O Projeto Formação de Agentes Populares Ambientais da Estação Ecológica (Esec) de Caetés realizou, ontem (25), uma cerimônia para inaugurar o novo acesso ao Núcleo de Educação Ambiental da unidade de conservação. Em virtude da pandemia, o número de pessoas convidadas foi limitado, mas nada tirou a alegria da comunidade e dos agentes populares ambientais. O evento contou com a presença da Associação Águas do Nordeste (Ane), representantes da Agência Estadual e Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), das Secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura do Paulista e da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Abreu e Lima.

A ideia de construir o novo acesso surgiu durante a formação dos agentes, em uma conversa, e todo grupo apoiou e, após muita colaboração e empenho de muita gente, a obra foi entregue à comunidade. De acordo com Paula Albuquerque, arquiteta e agente popular ambiental, o projeto foi construído com base nos conceitos de acessibilidade, identidade e sustentabilidade. “A rampa garante que todos entrem na Esec sem limitações, já as cores e as formas geométricas inseridas no projeto são uma referência indígena ao povo Caetés”, explicou.

De acordo com os agentes populares ambientais, a obra é uma tentativa de inibir o descarte do lixo às margens da unidade de conservação e parece que a ideia surtiu efeito. O lixo acumulado no acesso ao núcleo não existe mais, porém, o desafio ainda não acabou. Os agentes perceberam que moradores continuam jogando o lixo um pouco mais à frente, ou seja, em um local também incorreto. “Existe a coleta, existe o trabalho da prefeitura, mas a comunidade insiste em colocar lixo, bicho morto e remédios jogados no lixo. Isso pode afetar os animais silvestres, que vivem na unidade”, lembrou Sandra Cavalcanti, gestora da Esec. Teimosos, os defensores da Esec já decidiram que reutilizarão pneus velhos como vasos de plantas e vão colocá-los no local.

Para Norma Sueli, conselheira da Esec, o dia foi de alegria. Ela mora na comunidade há 35 anos e foi uma das pessoas que lutou para que a Esec fosse construída. “Eu me apaixonei por esse local quando cheguei aqui. O clima era maravilhoso e no final de tarde era bem friozinho. Fui uma das que saiu de porta em porta coletando assinatura para retirar o aterro sanitário daqui e criar um espaço de conservação da mata atlântica”, revelou. Hoje, ela estava radiante e levou o neto para assistir à inauguração, uma forma de mostrar para a nova geração a importância da unidade de conservação e de criar laços afetivos com o espaço.

Dona Norma está certa em sua luta. Os serviços ambientais são importantes na manutenção da qualidade de vida. “Através dessa ação dos agentes populares ambientais, a comunidade está sendo beneficiada com a manutenção de um ar mais puro e com a preservação da qualidade das águas”, explicou o gerente da Unidade de Gestão das Unidades de Conservação (UGUC) da CPRH, Gleydson Castelo Branco. Para o agente popular ambiental Severino Luiz, além da melhoria no clima e do meio ambiente, a Esec faz um bem danado para sua saúde mental, pois foi na Estação Ecológica que ele construiu amizades morando na Vila Militar ao longo de vinte anos. Para ele, a obra é um carinho dado ao local que ele adotou como lar.

Carlos André Mororó, Secretário Executivo da Câmara Técnica de Compensação Ambiental (SECTCA) da CPRH e gestor do projeto, avaliou que os agentes populares ambientais sempre tiveram a preocupação em pensar em ações práticas que beneficiassem a comunidade, como o curso de manejo, a distribuição de calendário educativo e de datas comemorativas e essa obra. “Eu fiquei muito feliz com o resultado do Projeto na Esec Caetés. Eu vi o empenho dos agentes em acompanhar as ações e eles responderam muito bem ao objetivo do Projeto, que é construir um grupo que possa contribuir com as atividades da unidade de conservação. Gostaria de parabenizar a todos”, revelou.

Projeto – O Projeto Formação de Agentes Populares Ambientais da Estação Ecológica (Esec) Caetés é uma ação desenvolvida no âmbito do Termo de Colaboração nº 07/2017 (CPRH/Ane) e financiada com recursos oriundos da Compensação Ambiental. O Projeto é desenvolvido pela Ane e realizado pela Esec Caetés, Agência Estadual e Meio Ambiente e Recursos Hídricos – (CPRH) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*