A água que queremos: um olhar sobre sua sustentabilidade

Buscar na própria natureza soluções para a água

Soluções Naturais para a Água, esse foi o tema de 2018 para o Dia Mundial da Água. Os problemas relacionados a esse recurso são diversos, assim, a proposição confirma que soluções baseadas apenas na tecnologia são insuficientes e que é preciso ultrapassar visões dicotômicas e argumentos tecnocráticos. “Cuidar da água de maneira sistêmica, olhando para as diversas realidades ecológicas e sociais, suas interfaces, dinâmicas e processos é fundamental”, pontua a vice-presidente da Associação Águas do Nordeste (ANE), Edneida Rabêlo. Esse olhar coloca o ser humano no foco da questão, afinal, somos a espécie que impacta de maneira direta e em diferentes escalas a “natureza não humana”.

Unidade de Conservação / Foto: site da CPRH

Proteger nascentes e áreas de recarga, matas ciliares e florestas, e praticar o uso sustentável da terra, trabalhando na prevenção à degradação, são medidas fundamentais para garantir a qualidade e quantidade suficiente da água para os diversos usos. Além disso, é necessário olhar para a questão do acesso: independente da quantidade disponível, nem todas as pessoas conseguem ter acesso aos recursos hídricos. Aqui estão questões sociais e econômicas que, por influenciarem nas distribuições das fontes, não contribuem com a lógica da democratização do uso da água, gerando graves violações de direito e injustiças socioambientais.

Quando falamos em Soluções Naturais para a Água, a colocamos como elemento da natureza de valor próprio e indispensável para o desenvolvimento humano. Dessa forma, é essencial agir de maneira preventiva: é aqui que aparecem as diversas categorias de Áreas Protegidas (AP). Elas exercem um papel fundamental para a conservação do ciclo hidrológico e englobam as Unidades de Conservação (UCs). Sejam de uso sustentável ou de proteção integral, as UCs priorizam o trabalho mantendo a relação entre cobertura florestal e conservação da água.

ANE promove educação ambiental

Por meio de recursos da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), a ANE está  envolvida na execução de quatro projetos ligados a UCs em Pernambuco. As iniciativas contam com ações de educação ambiental, como cursos e exposições fotográficas relacionadas ao tema do meio ambiente, elaboração de jogo educativo, processos de formação e intervenção socioambiental.

O trabalho é guiado em parceria com os atores locais por meio de construções compartilhadas, o que garante empoderamento e estímulo para se pensar a água enquanto direito, buscando meios para o acesso democrático. Além disso, há o fortalecimento de processos de governança das UCs e uma abordagem que relaciona proteção e inclusão social.

As soluções naturais propostas pelo tema do Dia Mundial da Água desse ano, e que estão nas diferentes formas de atuação da ANE, confirmam que tratar a água sem conhecer as diferentes formas de vida no seu entorno, tanto humanas como não humanas, não é viável. Garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos depende muito mais de um olhar para todas as formas de vida, e de se fazer essa vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*